08/12/2022

Benefícios dos Cursos Online (EAD)

4 min read

Sempre falamos sobre os diversos benefícios da pós-graduação, dando bastante enfoque às realizações profissionais que ela pode trazer. Os certificados em cursos ead lhe auxiliam muito nessa jornada

Assim, levantamos números a respeito do aumento de salário que os estudos proporcionam, suas vantagens em concursos e outros.

Mas essas vantagens são só as mais óbvias e aplicadas, e isso não significa que não haja outras.

Aprender algo novo não é vantajoso apenas diretamente. Existem benefícios indiretos dos esforços e estudos, quaisquer que sejam as áreas deles.

Neste post, vamos falar do crescimento profissional que uma pós proporciona, mas sempre relacionando-o com outros retornos no campo pessoal.

Clique aqui para conhecer mais cursos online e grátis

Assim, você terá certeza de que cursos EAD de especialização vai ajudá-lo em todas as áreas da vida. Confira!

Como ela contribui para o perfil de um profissional.

Com as mudanças no mercado de trabalho, passou a existir uma certa relativização do que é considerado um bom profissional. É como se uma visão mais completa da pessoa começasse a surgir.

Isso acontece porque, face às novas descobertas da Psicologia e o estudo do comportamento humano, alguns campos antes considerados excessivamente subjetivos passaram a participar do jogo.

Assim, ampliou-se o leque de habilidades que compõem o que se espera de um bom profissional, dando maior ou menor peso para cada uma delas de acordo com as necessidades. Esses são os fundamentos da análise das hard skills e soft skills, que vamos explicar em mais detalhes abaixo.

Cursos EAD ajudam a desenvolver as soft skills

A palavra “skills” vem do inglês e quer dizer “competência”, “aptidão” ou “habilidade”. As soft skills são diferenciais de qualquer profissional e não necessariamente estão incluídas no conhecimento técnico ou específico da profissão.

Desse modo, por exemplo, um bom programador não é necessariamente aquele que entrega os códigos rapidamente e resolve questões lógicas com agilidade.

Ele deve também ser bom em comunicar sua metodologia ao time, transmitir opiniões de maneira segura e educada, ser comunicativo, trabalhar em equipe, gerir pessoas e assim por diante.

Não é à toa que os melhores cursos de especialização (inclusive os melhores modelos de pós-graduação EAD) incluem em seu currículo atividades em grupo, assim como disciplinas voltadas ao desenvolvimento dessas habilidades. Foi-se o tempo em que ser especialista bastava.

Cursos EAD ajudam a desenvolver as hard skills

As hard skills, por outro lado, são o conhecimento técnico necessário à profissão. Por mais que um estudante se garanta do ponto de vista da convivência e comunicabilidade, ele não vai saber fazer valer suas horas de trabalho na empresa ou por conta própria se não dominar o conteúdo do trabalho propriamente dito.

Essas necessidades reforçam a importância de uma pós, uma vez que o ensino de graduação, no geral, é pouco específico para a maior parte dos cursos. Dar sequência aos estudos depois de graduado garante a assimilação de técnicas e habilidades bem aplicadas.

Isso é feito expondo o estudante diariamente a situações reais ou muito próximas de desafios encontrados no mercado de trabalho. Se você tem dúvidas quanto a seguir os estudos depois da graduação, portanto, tenha em mente que a maior vantagem dela é ser prática.

Como os benefícios da pós-graduação em cursos EAD podem impulsionar sua carreira

Como você já deve ter notado, ser um bom profissional abrange também a sua visão de mundo, preferências pessoais e maneira de interagir em sociedade — afinal, as relações de trabalho são uma reprodução do que aprendemos em interações sociais mais amplas.

Abaixo, listamos alguns benefícios da pós-graduação para esses campos não diretamente relacionados à atividade que você pretende desempenhar profissionalmente.

Aumentando o conhecimento

Saber mais sobre a parte técnica, prática e interagir são habilidades desenvolvidas em um curso de pós-graduação. Mas a forma de comunicar esse trabalho também é um conteúdo desejável para qualquer pessoa.

Ou seja, você aprende não apenas a realizar o seu trabalho, mas a ensiná-lo e aprender com os colegas, evitando os desafios do ego e da vaidade.

Cursos EAD Ampliam horizontes e possibilidades

Um bom exemplo de soft skill que faz muita diferença desde o início é o networking. Estudando presencialmente ou a distância, você vai fazer parte de uma rede de profissionais que se apoiam mutuamente.

São grandes as chances de o seu próximo emprego ser um desdobramento natural de uma parceria de sucesso com os colegas de especialização.

Capacitando para resolver problemas

Mão na massa e senso prático são componentes de bons profissionais e ótimas maneiras de conseguir impulsionar sua carreira. Você pode contar com uma especialização para ajudá-lo a reunir teoria e prática.

Fomentando o trabalho em equipe

Como dissemos, comunicar-se, relacionar-se, liderar, ensinar e aprender são requisitos fundamentais para quem quer sem bem-sucedido. E tudo isso pode ser aprendido nas atividades em equipe durante as aulas de pós.

Com os cursos EAD você Promove o crescimento pessoal

Como resumo de tudo que dissemos até aqui, é necessário que você entenda que o seu crescimento profissional só é possível se houver crescimento pessoal junto. Pessoas felizes, em harmonia com seus desejos, limitações e habilidades são melhores no trabalho.

Logo, dê espaço ao seu lado humano ao estudar e trabalhar. Estar no comando da sua felicidade e realização conta muito para o dia a dia no trabalho e com os colegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.