Mais de 112 cursos online grátis para aprender sobre criatividade

Explorando assuntos diversos, universidades como Harvard e Yale disponibilizam diversos cursos à distância. Instituições brasileiras como USP e Unesp também estão na lista

Diversas opções de atividades online estão sendo mais exploradas. Cursos online têm sido mais buscados, pois são uma forma prática de transformar o maior tempo livre em experiências que contribuem à formação pessoal e profissional. Por isso, separamos diversas opções de cursos online gratuitos para você estimular sua criatividade, além de aprimorar seus conhecimentos a respeito de arte, arquitetura, e outras áreas do conhecimento (tem até criptografia na lista!). Vamos lá?

10 cursos gratuitos da Universidade de Harvard

Com certeza você já ouviu muita teoria da conspiração a respeito das pirâmides do Egito, certo? E não é à toa! Elas são algumas das construções arquitetônicas mais impressionantes da humanidade, principalmente por terem sido feitas há tantos séculos. No curso online gratuito "As Pirâmides de Gizé: Arte Antiga do Egito e Arqueologia" da Universidade de Harvard, você pode aprender mais sobre a importância cultural e religiosa das pirâmides no Egito, e entender melhor a arte egípcia. O curso, em inglês, tem duração de 8 semanas, e é planejado para que o aluno dedique, em média, de 2 a 4 horas de estudo por semana. Tranquilo, né? Em sua plataforma online, Harvard disponibiliza também outros 9 cursos gratuitos na área de Artes e Design. Outras opções interessantes oferecidas no site são “Óperas do Século XVII: Handel & Mozart”, e “A Sagração da Primavera, por Stravinsky: Modernismo, Balé e Motins”, a respeito de uma peça tão polêmica que causou revoltas por parte do público ao estrear em Paris em 1913.

Cidades sustentáveis, na Universidade de Lund

Para quem quer entender melhor como a sustentabilidade deve moldar as cidades do futuro, o curso "Ecologia e Economia: Cidades Sustentáveis" da Universidade de Lund na Suécia, é uma ótima opção. Utilizando exemplos concretos de iniciativas feitas em cidades ao redor do mundo, o programa promete explorar visões e inovações em desenvolvimento em áreas urbanas. Conta com mais de 10 professores, e uma carga horária média de 5 horas por semana. Ao todo, dura 5 semanas e é ministrado em inglês.

Sala de Aula Virtual, da Fundação Frank Lloyd Wright

A Fundação Frank Lloyd Wright lançou um programa online de seis semanas, cujo objetivo é usar a vida do arquiteto americano como pon to de partida para ajudar estudantes a se desenvolverem. O curso oferece aulas que abordam o pensamento de Wright, arte e um pouco de teoria do design. O curso também abrange tópicos como cores e desenho. Ao final do curso, o aluno deve fazer um projeto final inspirado na obra do arquiteto.

Dicas de composição, por Faber Castell

Este é o curso mais rápido da lista: dura apenas uma hora! Ele foi planejado para que possa ser seguido tanto por adultos como por crianças (maiores de 7 anos). O curso, em português, promete aplicar conceitos da psicologia relacionados à percepção das formas para melhorar a composição de desenhos. E, se você quiser aprender mais, a Faber Castell disponibiliza 17 outros cursos rápidos para quem gosta de desenhar e criar personagens.

Arte como Cultura: Concepções e Problematizações, por Unesp

A Unesp, assim como a USP e a Unicamp, possui uma plataforma dedicada exclusivamente a oferecer cursos online gratuitos à população em geral, chamada Unesp Aberta. Neste curso, são discutidas questões como a noção de cultura e a hegemonia da chamada cultura erudita. Também são discutidas questões como diversidade e identidade cultural. São reflexões super válidas, não?

Criptografia, por Universidade de Stanford

Este é um prato cheio para quem gosta de quebra-cabeças! Além de estimular o cérebro, a criptografia hoje é parte fundamental dos sistemas de proteção de dados, então entender um pouco mais sobre ela não atrapalha, certo? O curso, da Universidade de Stanford, tem duração de 19 horas, e é em inglês.

Curso de várias areas, por E-Cursos Online Grátis

Cursos Online de 160 horas. O cursos são ministrados em português e é gratuito — o aluno só precisará pagar caso queira um certificado de conclusão. São cursos divididos em 22 áreas diferentes ministrados pela instutuição e o certificado é válido em todo o Brasil.

Arquitetura Romana, por Yale

Um dos cursos online de Yale mais bem avaliados, Arquitetura Romana explora o poder da arquitetura como forma de moldar a política, a sociedade e a cultura. É ministrado em inglês, e possui legendas em italiano, espanhol e chinês. A duração aproximada é de 55 horas, e o aluno tem flexibilidade para decidir como cumprirá os prazos.